Mano Menezes no Corinthians – confira todo o retrospecto do técnico

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

No fim de setembro, Mano Menezes foi anunciado como o novo técnico do Corinthians, substituindo Vanderlei Luxemburgo. Essa é a terceira passagem do treinador pelo clube, sendo que a última foi há nove anos. O técnico vem como a nova aposta do Timão para superar um longo período de maus resultados. Vamos relembrar sua história com o time? Confira a trajetória de Mano Menezes no Corinthians neste artigo.

Um histórico de sucesso

Mano Menezes esteve no comando do time do Corinthians entre 2008 e 2014. De lá para cá, disputou a série B do Campeonato Brasileiro, venceu o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil e emplacou importantes conquistas.  A seguir, vamos detalhar cada uma das passagens do treinador pelo clube paulista e destacar os momentos mais marcantes de sua biografia.

2008: da série B aos títulos

O começo da trajetória de Mano Menezes no Corinthians foi em 2008, quando o time amargava a série B do Campeonato Brasileiro. Com a ajuda do técnico, o clube conseguiu conquistar o título da segunda divisão e subir para a série A, sofrendo apenas três derrotas.

Já em 2009, mais uma vitória sob a batuta de Mano: o Corinthians conquistou a taça da 26ª edição do Campeonato Paulista com um empate contra o Santos. No mesmo ano, o Timão venceu sua terceira Copa do Brasil, numa final contra o Internacional.

A próxima missão era conquistar o sonhado título da Libertadores, um ano depois, que calhou de ser o centenário do time. Após uma primeira fase invicta, o Corinthians acabou eliminado nas oitavas de final.

O técnico continuou no comando da equipe até 2010, quando saiu para suceder a Dunga na Seleção Brasileira, onde ficou até 2013. Ao longo desse período, Mano esteve à frente da seleção canarinho em 25 jogos, contabilizando 15 vitórias, quatro empates e seis derrotas.

Durante sua estadia no comando da seleção, houve a conquista do Superclássico das Américas e uma medalha de prata nas Olimpíadas de Londres, em 2012.

2014: reconstrução da equipe

Em 2014, Mano Menezes retornou ao Corinthians com uma tarefa inglória: substituir Tite, que optou por não renovar o contrato. A missão era reformular o time, que não estava em um bom momento e precisava de uma revitalização.

Isso, de fato, foi feito. Durante sua estada, o técnico dispensou vários jogadores, como Emerson Sheik, Douglas Cachaça e Ibson. Mesmo com o novo elenco, a campanha não começou bem e o Timão não conseguiu nem passar da primeira fase do Paulistão.

Mas acabou melhorando e obtendo vitórias importantes no segundo semestre. No fim, terminou em quarto no Campeonato Brasileiro e garantiu sua vaga para a Libertadores.

Nessa temporada, o clube não conquistou nenhum título. Foram 61 partidas disputadas, com 31 vitórias, 15 derrotas e 15 empates. Sem corresponder às expectativas dos dirigentes, acabou demitido. No entanto, Mano Menezes pavimentou o caminho que levaria o Corinthians a conquistar o Brasileirão no ano seguinte, novamente sob o comando de Tite.

2023: o retorno ao Timão

E eis que, em 2023, quase uma década depois, começa mais um capítulo da jornada de Mano Menezes no Corinthians. A expectativa é que ele possa melhorar o desempenho no Campeonato Brasileiro e afastar de vez a possibilidade de rebaixamento.

Com foco total em sair do Z-4, a postura do técnico tem sido de adiar discussões sobre a renovação do elenco. Por enquanto, ele ainda não solicitou reforços nem pediu a saída de nenhum atleta da equipe. A ideia é fazer o máximo com o elenco que tem à disposição.

Na entressafra entre 2014 e 2023, Mano Menezes acumulou passagens bem-sucedidas pelo Bahia, pelo Palmeiras, pelo Cruzeiro e pelo Internacional, seu último clube, do qual foi demitido em julho de 2023. Além disso, teve passagens internacionais: no chinês Shandong Luneng em 2016 e no Al-Nassr, da Arábia Saudita, em 2021.

Com contrato com o Corinthians até dezembro de 2025, o técnico chega para reconstruir a equipe, que não vem alcançando bons resultados na temporada. Ao todo, ele soma 248 partidas no comando do clube, o que o torna o terceiro técnico com mais partidas (os primeiros são Oswaldo Brandão e Tite).

Gostou de saber um pouco mais sobre o histórico de Mano Menezes no Corinthians? Então que tal colocar seus conhecimentos sobre o esporte à prova e fazer apostas no Brasileirão?  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *