O Surgimento do Interesse nas Ligas Brasileiras Pode Levar a Melhores Oportunidades de Negócios Para Transmissões Globais?

As ligas brasileiras esportivas são extremamente populares entre fãs de esporte no país. No entanto, todo este entusiasmo pode estar entrando em uma nova fase. Da mesma forma que é possível apostar em ligas do outro lado do mundo em qualquer lugar do Brasil, as ligas brasileiras mais famosas começam a ganhar espaço pelo mundo. 

Será que o aumento deste interesse a nível global pode abrir as portas para acordos internacionais de transmissão? Confira aqui.

Botando a Bola no Mundo

–>

Pixabay

 

As Séries A e B do Campeonato Brasileiro já eram transmitidas para mais de 100 países, ainda em 2021. Graças às facilidades da transmissão via internet utilizando VPN grátis, você não precisa mais perder o jogo do seu time do coração, esteja onde estiver. Entretanto, não são apenas os brasileiros no exterior que se interessam pelo que rola nos campos daqui. 

Diversos acordos com canais de televisão fechados e abertos foram assinados pela CBF e pelos clubes. Além disso, contratos de streaming também foram assinados, dando origem à plataforma Brasileirão Play, atingindo mercados como Rússia, Portugal e Caribe. A plataforma Dugout também conquistou um acordo para transmissão de conteúdo relacionado, contando sozinha com uma audiência de mais de 125 milhões, mundo afora. 

Disputando Com Gigantes

De acordo com dados de 2021, o Campeonato Brasileiro atingiu aproximadamente 10 milhões de espectadores, mundialmente. Embora o número ainda seja tímido para parâmetros internacionais, já demonstrava bastante potencial como modelo de operação emergente, atraindo novos negócios no setor.

Tamanho potencial não tardou a se confirmar. Neste ano, o Brasileirão foi considerado a liga mais forte do mundo pelo segundo ano consecutivo. Com a marca, o Brasilerão superou a Premier League inglesa e o Campeonato Espanhol. No ranking elaborado pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), foram considerados os resultados das equipes nacionais em competições continentais, como a Sul-Americana e Libertadores.

Pixabay

 

Entretanto, os números de audiência global ainda não acompanham o sucesso dos times nacionais. Em termos de audiência, a Série A do Brasileirão é a 8ª em números de audiência, dentre as dez ligas mais assistidas. Ligas europeias, como a Premier League inglesa, a Ligue 1 francesa e a espanhola La Liga ainda dominam a disputa de audiência. 

Outros Campos

Apesar da “baixa” colocação no ranking de audiência global, ainda tem muita bola para rolar para os fãs internacionais do futebol nacional. Recentemente, o Campeonato Brasileiro fechou mais um acordo de transmissão; desta vez, com as agências 1190 Sports e Live Sports.

A agência 1190 Sports é responsável pelos acordos internacionais de transmissão do Campeonato Brasileiro. Segundo ela, o torneio já pode ser assistido em 145 países, incluindo mercados africanos, como Angola. Além disso, quatro times brasileiros foram incluídos na lista dos 100 times mais valiosos do mundo. 

 

São eles o Palmeiras (59ª posição), o Flamengo (64ª posição), o Atlético-MG (81ª posição) e o Corinthians (93ª posição). Embora ainda estejam longe das primeiras colocações, ocupadas por clubes como o Manchester City, Bayern de Munique e Paris Saint-Germain, a inclusão na lista certamente beneficia a popularidade internacional do nosso futebol. Desta forma, é possível esperar que as ligas nacionais cheguem cada vez mais longe, nos próximos anos.