Veja quais são os campeonatos de futebol mais populares do mundo

Um dos esportes mais assistidos e adorados do planeta, o futebol é capaz de mobilizar o interesse de bilhões de expectadores e movimentar quantias exorbitantes anualmente.

Além da venda de ingressos e produtos licenciados, é cada vez maior o número de pessoas que escolhem apostar em partidas de futebol dos seus torneios favoritos, o que evidencia o impacto e o domínio da modalidade.

As competições futebolísticas mais influentes da atualidade

 

Confira a seguir quais são os cinco torneios de maior influência quando o assunto é futebol.

Premier League

A Premier League é o principal campeonato da Inglaterra, disputado por grandes equipes como Manchester City, Chelsea, Liverpool e Manchester United. Reconhecido por seu nível elevado de competição, o torneio entrega partidas muito disputadas e uma média de gols surpreendente, que muitas vezes supera três gols por partida.

 

La Liga

A La Liga é a maior competição de futebol da Espanha, também conhecida como Primera División. Com quase 100 anos de tradição, o torneio tem entre seus destaques o Real Madrid e o Barcelona, dois clubes que possuem milhões de torcedores tanto na Espanha como ainda espalhados por todo o mundo.

 

Bundesliga

Maior torneio da Alemanha, a Bundesliga reúne clubes prestigiados, como Bayern de Munique, RB Leipzig e Dortmund. Com estádios quase sempre lotados e uma torcida muito apaixonada, as partidas da competição impressionam pela qualidade técnica e pelo preparo físico avançado dos atletas.

 

Liga dos Campeões da Europa

A Liga dos Campeões da Europa é uma competição continental, que como o seu nome sugere, agrupa os clubes que tiveram os melhores resultados esportivos em suas respectivas ligas nacionais. Com partidas eletrizantes, que reúnem os maiores jogadores da atualidade, esse torneio é dividido em duas etapas: a fase de grupos e os playoffs, também chamados popularmente de mata-mata.

 

Serie A

Principal campeonato da Itália, a Serie A se destaca pela sua competitividade, com vários times de grande tradição disputando o título a cada ano, como Juventus, AC Milan e Inter de Milão.

 

Os destaques do futebol nacional e sul-americano

 

No Brasil, a primeira divisão do Campeonato Brasileiro é o torneio mais acompanhado e discutido pelos admiradores de futebol. Disputado ao longo de oito meses, o campeonato já mudou de formato algumas vezes desde a sua criação, e atualmente possui 38 rodadas e 20 equipes. Os maiores campeões nacionais do torneio são Palmeiras, Flamengo, Santos, Corinthians e São Paulo.

Já a nível continental, a Libertadores da América é a competição de maior prestígio da América do Sul, responsável por agrupar equipes do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, entre outros países da região. Seguindo um formato similar ao da Liga dos Campeões, o torneio possui duas etapas, fase de grupos e playoffs, com uma partida única realizada em um estádio escolhido pela federação para definir o vencedor. Em relação aos maiores campeões da Libertadores, ambos são clubes argentinos, Independiente e Boca Juniors.