Use o WhatsApp da melhor forma

Foto de Mourizal Zativa na Unsplash 

 

Com mais de 2 bilhões de usuários ativos, o WhatsApp é basicamente conhecido por todos. O aplicativo de conversas, de propriedade da Meta, é usado para desde conversas entre membros da própria família, grupos com amigos e até empresas que tem o WhatsApp como parte fundamental de seus negócios, seja para comunicação interna ou para falar diretamente com os clientes.

Mas mesmo com esse uso propagado, ainda dá para descobrir novas funcionalidades e segredos que poucos sabem e que podem melhorar sua experiência com o aplicativo e evitar dores de cabeça. Um grande auxílio nesse sentido é também a solução moderna que é oferecida pelo Wondershare MobileTrans, um programa que vai simplificar sua vida. E isso ficará logo claro agora mesmo.

Adeus à dor de cabeça dos sistemas operacionais diferentes

Quem já trocou de celular com sistemas operacionais diferentes sabe o enorme problema de compatibilidade que existe quando muda de iPhone (iOS) para Android ou de Android para iPhone. 

O Wondershare MobileTrans simplificou esse processo, precisando apenas conectar os celulares e fazer a transferência de arquivos de modo simples e intuitivo. Você não precisará começar do zero com as conversas, contatos, figurinhas, áudio e vídeo e tudo que é enviado no WhatsApp.

Melhor: você não precisa recuperar tudo. Dá para selecionar os arquivos desejados e assim não sobrecarregar seu novo aparelho ou já remover arquivos que não terão utilidade na nova máquina.

Saiba como recuperar conversas

Infelizmente perder conversas do WhatsApp é algo comum. Na troca de celulares, excluindo sem querer, enfim, são várias as razões para perder alguma troca de mensagens importante. Por isso, ter um plano para quando isso acontece é fundamental.

Com o MobileTrans da Wondershare você tem como recuperar conversas whatsapp apagadas, acessando a plataforma do programa e selecionando as conversas que você quer ter de volta no app de conversas.

O programa também permite fazer a migração do WhatsApp Business de forma fácil, transferindo o histórico do bate-papo e permitindo o backup de forma fácil.

Backups simplificados

O assunto do backup é o mais importante. Os ataques no mundo virtual são cada vez mais comuns, com hackers cada vez mais sofisticados, inclusive usando ferramentas de inteligência artificial para potencializar suas ações. Todos precisam se proteger, sejam indivíduos ou empresas.

Salvar todas as suas informações, arquivos e dados de forma frequente (não precisa ser todo dia, mas pode ser uma vez por semana) garante que qualquer ataque não represente uma perda de informação, reduzindo sua efetividade.

O WhatsApp está ciente disso e oferece a possibilidade de fazer back up do whatsapp com uma boa frequência. Entretanto esse backup pode ser difícil de encontrar no seu Google Drive ou na opção disponibilizada pelo sistema operacional iOS da Apple.

Com o Wondershare MobileTrans você pode salvar seu backup de forma muito simples, escolher a frequência e também ter uma versão offline ou no seu computador, dificultando o acesso de invasores a essas informações.

Apenas ter um backup não é suficiente para sua segurança, sendo melhor se algo em algum lugar que não pode ser acessado se alguém entrar na sua rede. Adicionar essa camada extra é muito importante e soluciona um dos problemas mais comuns do app.

Verificação em dois fatores

Medidas simples de segurança para os padrões atuais podem ser estruturas sólidas para evitar ataques menos sofisticados. A verificação em dois fatores é uma realidade em muitos apps e ela funciona.

A verificação em dois fatores também está presente no WhatsApp e pode ser acionada em diversas partes, seja no momento de logar no seu computador pelo WhatsApp Web, de trocar de conta ou até de mexer em algumas das configurações.

A verificação pode ser feita de diversas formas, desde reconhecimento de impressão digital, facial ou digitando um código previamente estabelecido. Escolha a sua favorita e acione o mais rápido possível.

Spam, contatos desconhecidos e mensagens suspeitas

O WhatsApp pode ser usado para muita coisa boa, mas também para muitas coisas indevidas. O spam é menos frequente que em emails ou redes sociais devido às boas estruturas de bloqueio do programa, mas mesmo assim existe.

Fique atento a mensagens que são de spam, especialmente as que não são de empresas reconhecidas ou que você tenha cedido suas informações de contato. Desconfie sempre de promoções sem contexto e promessas de benefícios ou dinheiro fácil.

Cada vez mais números até de outros países entram em contato, mandando apenas um olá ou bom dia para engajar as pessoas e a partir disso puxarem assunto. Ele pode variar, mas pode ser desde a promessa de trabalho sem sair de casa com uma recompensa irreal até participação em esquemas de enriquecimento que, claro, são golpes.

Contatos desconhecidos podem entrar em contato, claro, mas se não explicarem rapidamente qual a ligação ou a razão para o contato, desconfie e também bloqueie.

Criminosos usam o WhatsApp para um contato direto com pessoas, que clicam em links e podem informar dados pessoais que serão usados contra elas. Por isso desconfie sempre e seja claro nas suas comunicações para evitar problemas.

Atualize o aplicativo

Pode ser bastante chato atualizar o aplicativo a todo momento que há uma novidade, especialmente porque alguns apps tem atualizações quase diárias. O WhatsApp, porém, não tem atualizações a todo momento e como é um app de enorme importância (talvez o mais importante em um celular junto com os aplicativos do banco), cada atualização importa.

Elas podem servir para diversos propósitos, mas em muitas ocasiões as atualizações são de segurança, tapando brechas na proteção das informações e contas ou até reagindo a ataques que foram efetuados. Por isso deixe as atualizações no automático e tenha paciência: o processo não costuma demorar muito.

Maior privacidade

O WhatsApp permite que você controle quem vê seu status (se está online ou não), que contatos podem ver se você leu sua mensagem ou não ou até se podem ver sua foto de perfil.

Em um aplicativo que concede um acesso grande – com seu número de telefone é possível conversar com você pelo app -, é importante ter essas barreiras de privacidade. Por isso não hesite em controlar essas definições e configurá-las para ter um pouco mais de segurança.

Dicas para melhorar sua comunicação no WhatsApp

Seja para questões pessoais ou até para profissionais, dentro de uma empresa ou no seu negócio, dominar a comunicação no WhatsApp pode trazer benefícios claros. Aqui vão algumas dicas.

Áudios

A questão dos áudios pode ser polêmica. Nem todos gostam de receber áudios, já que eles são melhores para enviar, especialmente se a pessoa que está falando está fazendo alguma coisa ao mesmo tempo, mas quem recebe precisa prestar atenção e não terá o registro por escrito.

Por isso, especialmente em meios profissionais, pergunte se a pessoa pode receber um áudio, já que ela terá que destacar um tempo para isso, especialmente se o arquivo for longo.

Figurinhas

As figurinhas também são uma questão controversa. Amplamente usadas para todos os contextos, elas podem ser um pouco informais para ambientes profissionais, especialmente as que usam memes e comédia.

Por isso, bom-senso sempre é necessário. 

Linguagem

Para cada contexto e situação, um comportamento. Não é preciso falar um português perfeito para uma conversa com um ente querido ou que você conversa todo dia, assim como não é legal tropeçar na conjugação dos verbos ou mandar muitas abreviações em uma conversa profissional. Especialmente usando um aparelho e número que a empresa forneceu.

Por isso, em conversas com clientes, chefes ou em contextos profissionais, seja formal e direto. Um bom exercício nesse sentido é pensar como você gostaria de ser tratado se a conversa fosse iniciada pela outra pessoa ou se você fosse um chefe, ou cliente, como gostaria de tratar e ser tratado pelas pessoas.

Use o WhatsApp com o maior aproveitamento

O WhatsApp é sem dúvidas um dos aplicativos mais importantes que existem. Sua ascensão meteórica basicamente matou o SMS e barateou a comunicação entre pessoas de uma forma impressionante, precisando ter apenas acesso à internet para mandar mensagem, áudios, fotos, vídeos e até ligar para pessoas, independente de onde elas estejam.

Ao mesmo tempo, como costuma acontecer, surgiram uma série de códigos sobre como usar o WhatsApp, se pode mandar figurinhas para tal pessoa, se mandar áudio é legal, se dá para compartilhar o contato de alguém com um terceiro de boa… Questões normais que entram até em uma espécie de “etiqueta tecnológica”.

Independente disso, o WhatsApp veio para facilitar a vida das pessoas e também de empresas, que agora podem ter canais diretos com seu público de diversas formas. Seja em uma conversa um para um para tirar dúvidas, vender produtos, ouvir críticas e sugestões, ou para participar de seus canais e conseguir fazer um marketing digital de bastante potência e resultados.

Com tudo isso, não dá para descuidar da segurança e aplicativos como o Wondershare MobileTrans ajudam muito nessa parte, com seu acesso fácil a backups, a compatibilidade com milhares de dispositivos e também entre sistemas operacionais e várias outras ferramentas dedicadas a extrair o máximo do WhatsApp sem dores de cabeça e com muita facilidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *