Gregate e Lima são destaques e o jovem Pinheiros vence mais uma na LDB

 

 

O jogo decisivo será sexta-feira (1), contra Franca, às 15h15, no Villaboim

 

A jovem equipe do Esporte Clube Pinheiros conquistou sua segunda vitória na segunda etapa da primeira fase de classificação da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). Na tarde noite desta quarta-feira (30), no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, derrotou o São José, por 85 a 59 (40 a 22). Assumiu isoladamente a vice-liderança do Grupo B, agora com sete vitórias em oito jogos e vai decidir o primeiro lugar contra o invicto Sesi Franca, sexta-feira (1), às 15h15, novamente no Villaboim.

Na partida contra São José, o ala Felipe Gregate foi um dos destaques da equipe ao marcar 19 pontos, pegar 8 rebotes, 5 assistências e uma bola recuperada. Lucas Lima, que foi o principal destaque ofensivo contra Maringá, novamente pontuou bem ao marcar 18 pontos, com 7 rebotes, 3 assistências e duas bolas recuperadas.

Felipe Gregate faz boa atuação e ajuda vitória do Azul e Preto contra o Sâo José. Foto – Ricardo Bufolin/ECP

Também jogaram e marcaram: Pedro Iasi (2 pontos, 3 rebotes e 1 assistência), Meili (10 pontos,3 rebotes e 3 assistências), Cauã Pacheco (8 pontos, 6 assistências e 1 rebote), Lucca Boracina (8 pontos, 2 assistências e 1 rebote), Anthony, Bryan Boff (6 pontos e 5 rebotes), Afonso Pacheco (4 pontos e 3 rebotes), Reynan Santos (10 pontos e 4 rebotes), Bueris e Agapy Santos (4 rebotes). O Pinheiros pegou quatro rebotes a mais, com, apanhando 44 bolas, sendo 11 de ataque, contra 40 rebotes do São José. Henrique, com 11 pontos foi o principal cestinha joseense.

Depois do jogo, o técnico Bruno Porto concordou que o jogo teve importância muito grande para se preparar para enfrentar Franca. “O jogo contra São José foi um pouco diferente do anterior, onde começamos muito bem, com uma intensidade defensiva e transição muito forte, porém tivemos momentos que sofremos no perímetro com um aproveitamento um pouco menor. Foram dois exemplos de jogos que serve muito para o jogo contra Franca, onde sabemos que quando as coisas estão boas e quando as bolas não caírem saber o que temos que fazer. Foi uma preparação excelente e o time vai crescendo na hora certa para chegar bem na sexta-feira”.

Gregate, que foi contratado para essa temporada, estava feliz com sua atuação e a vitória. “O time me proporcionou sair com destaque. É um time que tem mentalidade de venedora, de ser campeão. Estou feliz aqui e acho que ter sido destaque da partida foi a confiança que o time tem comigo e o que tem com todos eles de momentos de passar a bola. É um grupo sensacional. Com certeza vamos com tudo para cima de Franca, vamos ganhar deles e ficar em primeiro lugar do Grupo”, disse.

Reynan Santos retornou à equipe após defender o Brasil na Universíade. Foto – Ricardo Bufolin/ECP

O JOGO

Primeiro período

Contando com os retornos de Agapy e Reynan, que estavam defendendo o Brasil na Universíade, o técnico Bruno Porto repetiu o quinteto do jogo contra Maringá, começando a partida com Cauã Pachecho, Felipe Gregate, Lucas Lima, Bryan Boff e Afonso Pacheco. Com uma sequência de duas bolas de três pontos de Lucas Lima, o Azul e Preto abriu nove pontos (11 a 2), em pouco mais de dois minutos. E encerrou o período com 13 pontos na frente: 22 a 9.

Segundo período

Mantendo o ritmo e com o técnico Bruno Porto fazendo várias alterações na equipe, o Pinheiros não caiu de rendimento, especialmente na defesa, apesar do aproveitamento ter diminuído no segundo período.  Faltando três minutos a diferença continuava de 16 pontos: 34 a 18. Com uma parcial de 18 a 13, encerrou a primeira parte do jogo na frente em 18 pontos: 40 a 22.

Terceiro período

Com amplo domínio nos dois primeiros períodos, o Pinheiros entrou firme nos dois últimos 20 minutos.  Abriu 21 pontos (54 a 33), obrigando o técnico de São José a pedir tempo, faltando 2:38, com boas jogadas de Lucas Lima e Felipe Gregate. Encerrou o período na frente em 58 a 40, com uma parcial de 18 a 18.

Quarto período

O quarto período foi mais para administrar a vantagem adquirida nos minutos anteriores de jogo. Fez uma parcial de 27 a 19 para encerrar o jogo em 85 a 59.

Classificação – A primeira fase da LDB foi dividida em duas etapas. O Pinheiros jogou a primeira etapa em Mogi. Com as duas vitórias contra Maringá e São José, encontra-se em segundo lugar, com 7 vitórias em 8 jogos. Franca é o líder e invicto do Grupo, com 8 vitórias em 8 jogos. Vale lembrar que são dois grupos, classificando os quatro primeiros de cada grupo para a decisão do Grupo Ouro, em setembro.

GARANTA SEU INGRESSO PELO SYMPLA

https://www.ecp.org.br/agenda/dia/2025-08-01/

JOGOS NO PINHEIROS

Terça-feira (29)

São José 87×74 Mogi

EC Pinheiros 110×59 AD Maringá

Quarta-feira (30)

Franca 70×66 Mogi

EC Pinheiros 85×59 São José

Quinta-feira (31)

15h00 – Maringá x Mogi

17h15 – São José x Sesi Franca

Sexta-feira (1/8

13h00 – Maringá x São José

15h15 – EC Pinheiros x Sesi Franca

Sábado (2/8)

9h00 – Maringá x Sesi Franca

11h15 – EC Pinheiros x Mogi

Pinheiros x Franca

Imagem destacada: Cauã Pacheco. Fotos- Ricardo Bufolin/ECP