Prefeito participa de painel na segunda edição do Rio Construção Summit – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou, nesta quarta-feira (24/9), de um painel na segunda edição do Rio Construção Summit, evento organizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (SindusconRio). Até sexta-feira (26/9), o Armazém 3 do Píer Mauá, na Zona Portuária, receberá mais de 270 especialistas nacionais e internacionais para uma ampla reflexão sobre o futuro do setor. A programação inclui mais de 72 atividades, entre painéis, mesas-redondas, palestras e oficinas, que ocorrerão simultaneamente em cinco diferentes arenas. Ao todo, serão mais de 100 horas de conteúdos relacionados aos desafios, inovações e tendências do setor.
Eduardo Paes debateu com os prefeitos de Buenos Aires (ARG), Jorge Macri, e de Porto Alegre (RS), Sebastião Melo, e com a secretária de Desenvolvimento Econômico da Cidade do México, Manola Zabalza, no painel “Desafios e Soluções Urbanas para as Metrópoles”.
– Esse é um encontro muito importante, que traz o protagonismo do Rio para o setor da construção civil. Um encontro que traz uma indústria importante para a economia do Brasil. Trazer para o Rio proporciona um debate, uma centralidade fundamental para a nossa cidade. Temos inovado aqui, os últimos três, quatro anos foram excepcionais para o setor. Vamos seguir trabalhando firme. A cidade do Rio tem muito a ensinar, mas também tem muito a aprender nesse evento que envolve uma atividade econômica que gera muito emprego e traz muita riqueza – afirmou Eduardo Paes.
Ao longo dos três dias do Rio Construção Summit 2025, outros temas importantes serão abordados, como aumento da produtividade no setor; redução do déficit habitacional e o aprimoramento da infraestrutura no pais, além de soluções em governança ambiental, social e corporativa para elevar os padrões de sustentabilidade da indústria. Também estarão em foco os desafios estruturais do setor com relação a financiamento, processos de licenciamento, escassez de mão de obra, formação e qualificação profissional, assim como desenvolvimento de carreiras no setor.
A transformação digital pela qual a indústria da construção vem passando nos últimos anos é outro tema de destaque e estará presente não só nos debates como na apresentação de cases, por especialistas nacionais e internacionais. Haverá abordagens sobre o uso de inteligência artificial na produção de edificações, a fabricação de casas com material produzido em impressoras 3D e a criação de modelos digitais inteligentes para gestão de projetos por meio da metodologia BIM (Building Information Modeling), entre outras tecnologias.
Entre os participantes dessa edição estão autoridades governamentais de várias esferas, lideranças setoriais, construtores, empresários, empreendedores e profissionais de várias especialidades que fazem parte da cadeia produtiva do setor.
Entre os palestrantes estão ainda 14 convidados internacionais, de países como Inglaterra, Espanha, Holanda, Itália, França, Dinamarca, Colômbia, China e Estados Unidos. São empresários, gestores, professores e pesquisadores reconhecidos mundialmente em suas especialidades, que contribuirão para enriquecer os debates e o intercâmbio de experiências entre os participantes.
Entre eles, o sul-coreano radicado nos Estados Unidos E. Sung-Yi, expoente mundial de urbanismo e arquitetura sustentável, e o espanhol David Barco, arquiteto especialista em transformação digital e Building Information Modeling (BIM). Também participam o antropólogo colombiano Santiago Uribe Rocha, que tornou a cidade de Medellín referência mundial em inovação social, e a holandesa Shelley Bontje, especialista em mobilidade ativa e desenvolvimento das cidades, entre outros nomes.
Em paralelo aos debates, será realizada nos dias 25 e 26 a reunião da Federación Interamericana de la Industria de la Construcción (FIIC), integrada por Câmaras Nacionais da Indústria da Construção de 18 países da América Latina e Caribe. O Brasil é representado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Também será promovida, no dia 26, a 54ª Reunião Ordinária do Fórum do Conselho de Arquitetura e Urbanismo / UF.
E no dia 26 serão anunciados os vencedores das sete categorias do Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2025, que teve um total de 185 projetos inscritos. Também serão anunciados os vencedores entre os 150 inscritos do Prêmio IEL de Talentos da Construção, que valoriza ideias e projetos transformadores de estagiários, bolsistas e jovens aprendizes de empresas e instituições de ensino.
O Rio Construção Summit 2025
O Rio Construção Summit 2025 é realizado pelo SindusconRio, com apresentação da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan); parceria estratégica com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada-Infraestrutura (Sinicon), Sistema Indústria e Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC); patrocínio master da Prefeitura do Rio/Invest.Rio e do Governo do Estado do Rio de Janeiro; patrocínio do Sebrae, Confea e CREA-RJ; Caixa como banco oficial; Águas do Rio como parceiro; CAU/RJ, Light e Project Management Institute como apoiadores.
A primeira edição foi realizada em 2023, também no Píer Mauá, com mais de 10 mil participantes.