Dia das Crianças: Governo de SC firma parceria com estúdio de animação para tornar aulas da rede estadual mais lúdicas

Foto: Divulgação/Animaking

Neste Dia das Crianças, o Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), anuncia a parceria com a Animaking, estúdio de animação sediado em Florianópolis, para abordar a história e geografia de Santa Catarina através da série animada “Passado da Hora”, destinada a estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas estaduais. Com a novidade, os alunos terão acesso a conteúdos sobre temas históricos do estado de forma lúdica e de fácil compreensão.

“É sempre importante buscarmos alternativas que fortaleçam o desenvolvimento e a aprendizagem dos nossos estudantes. Esta parceria será um sucesso e tenho certeza que será um diferencial. Estamos muito felizes com essa novidade”, ressalta a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

A iniciativa tem como objetivo mediar a aprendizagem, ampliando o repertório de professores e estudantes. Na animação, temas históricos como O Descobrimento, Colonização Portuguesa, República Juliana, Imigração Europeia, Santa Catarina no Período Republicano e Industrialização do Estado são abordados.

“Às vezes, a criança tem dificuldade de entender alguns conceitos, então assistir a série facilitará bastante a compreensão. Assim, ela vai adquirindo interesse pela história e cultura de Santa Catarina e valorizando as nossas tradições, além de ampliar o repertório sobre a história, a geografia e a cultura”, destaca Aline Gonçalves, técnica da gerência de ensino fundamental da SED.

A série “Passado da Hora” é composta por seis episódios de 13 minutos e 30 “pílulas” de um minuto, todos voltados para crianças de 7 a 12 anos e focados na história e geografia de Santa Catarina. As “pílulas” complementam a série principal, oferecendo informações rápidas sobre diversos aspectos do estado, desde pontos turísticos até personalidades importantes, funcionando como um panorama detalhado e diversificado do território catarinense.

“Todo mundo se encanta com a história e ainda mais a nossa história, de onde vieram nossos ancestrais, como tudo se desenvolveu. Então, você aprender como é a história do seu povo, do seu estado, é muito interessante. Transformamos isso num conteúdo lúdico e contamos a história de uma forma mais leve para que as crianças consigam assimilar”, afirma Camila Kauling, diretora da Animaking.

“Parcerias com a Secretaria de Educação são essenciais para a Animaking, pois ampliam o alcance do conteúdo e reforçam nosso compromisso com a educação e a valorização da cultura local”, completa Paolo Conti, CEO da Animaking.