IFSP promove segunda audiência pública para definir cursos do Campus Jaçanã – IFSP

Evento acontece no CEU Tremembé, no dia 29/06, às 19h; haverá transmissão ao vivo pelo YouTube

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realiza, em 29 de junho, a segunda audiência pública para a implantação do Campus Jaçanã, na zona norte da capital. O evento acontecer no Centro Educacional Unificado (CEU) Tremembé – Maria Firmina dos Reis, às 19h. O encontro dará continuidade ao processo de diálogo com a comunidade local para a definição dos cursos e eixos tecnológicos que serão ofertados pela nova unidade

A audiência integra um conjunto de consultas públicas promovidas pelo IFSP para garantir que a implantação do campus ocorra de forma participativa e alinhada às necessidades educacionais, sociais e econômicas da região. Após a realização da primeira audiência pública, ocorrida em 1º de junho, a comunidade volta a ser convidada a contribuir diretamente para a construção do futuro campus.

Durante o primeiro encontro, foram apresentadas à população a história do IFSP, sua missão institucional e as diversas oportunidades de formação oferecidas pela instituição, que incluem cursos técnicos, graduação, pós-graduação, pesquisa, inovação e extensão. Na ocasião, os participantes também puderam exercer seu direito de voto e contribuir com informações que subsidiaram o levantamento de dados sobre as demandas locais e as potencialidades do território.

Nesta segunda audiência serão apresentados os resultados dos estudos realizados com base no Arranjo Produtivo Local (APL), além dos dados coletados junto à comunidade. A população terá novamente espaço para manifestação, debate e participação ativa no processo decisório, incluindo a possibilidade de votar nos eixos tecnológicos e nos cursos que poderão compor a oferta inicial do Campus Jaçanã.

De acordo com a diretora-geral do campus, Eva Cristina Francisco, a participação da comunidade tem sido fundamental para a construção de um projeto educacional conectado à realidade da região. “Estamos construindo o Campus Jaçanã de forma coletiva, ouvindo atentamente a população, os estudantes, trabalhadores, gestores públicos, representantes de empresas e organizações sociais”, destaca a diretora.

Um dos eixos tecnológicos já definidos para o Campus Jaçanã é o de Controle e Processos Industriais, cuja escolha também está relacionada às características da infraestrutura que abrigará a unidade, cedida pela Axia Energia. A definição dos demais eixos e cursos será construída a partir dos dados socioeconômicos da região e das contribuições apresentadas pela população ao longo das audiências públicas.

“A definição dos cursos e dos eixos tecnológicos deve refletir as necessidades e potencialidades do território, fortalecendo o compromisso do IFSP com uma educação pública, gratuita, inclusiva e socialmente referenciada”, reforça a diretora.

A terceira e última audiência pública está prevista para ocorrer em julho, concluindo o processo participativo que subsidiará a estruturação acadêmica inicial do novo campus.

A presença da comunidade é fundamental para que o IFSP Jaçanã seja construído em sintonia com as demandas e expectativas da população da zona norte de São Paulo. Estudantes, famílias, trabalhadores, lideranças comunitárias, representantes de escolas, empresas e instituições da região são convidados a participar e contribuir para a definição dos rumos da nova unidade. Participe!

Serviço:
2a audiência pública de implantação do IFSP Campus Jaçanã
Data: 29 de junho de 2026
Horário: 19h
Local: CEU Tremembé – Maria Firmina dos Reis
Endereço: Rua Adauto Bezerra Delgado, 94 – Parque Casa de Pedra – São Paulo/SP

Assista:

 

Notícias relacionadas:

Primeira audiência pública reúne comunidade para discutir implantação do Campus Jaçanã – 02/06/2026

Implantação do Campus Jaçanã começa com audiência pública em 1º de junho – 15/05/2026