Pinheiros ajuda o Brasil a liderar quadro de medalhas, conquista seis de ouros e sete de pratas e com dois recordes Sul-Americanos

A natação foi quem mais ajudou o Brasil a liderar a competição

 

Os atletas do Esporte Clube Pinheiros estão fazendo o Brasil liderar o quadro de medalhas dos Jogos Sul-Americanos – Codesur – que estão sendo disputados em Santa Fé, na Argentina. Nos dois primeiros dias, só deu Brasil, especialmente na natação.

Nos dois primeiros dias, encerrando nesta segunda-feira (14), às 19h30, o Brasil tinha no total 50 medalhas, sendo 20 de ouros, 18 de pratas e 12 de bronzes.

A natação pinheirense foi quem mais contribuiu para o número de medalhas à Seleção Brasileira. Forma quatro de ouros e sete de pratas.

Além disso bateu dois recordes do campeonato. Uma com Caio Pumputis nos 100m peito, com 1min00s74, conquistando o ouro. O outro ouro e recorde foi de Breno Correia nos 100m livres, com o tempo de 48s94.

Leonardo Santos, ouro no revezamento 4x100m livre e duas pratas nos 200m e 400m medley

 

Breno, que tinha treinado para conseguir esse tempo no José Finkel, na semana passada, vibrou com o recorde em Rosário.

“Primeiro quero gradecer a Deus meus pais pelo apoio, o Pinheiros pela estrutura que nos oferece. Era um resultado que estava buscando há oito anos. Nadei essa prova em 2018 e fui campeão. Até conversei com o Matheus Santana que era o recordista da prova, meu ex-companheiro de treino e ele estava torcendo para eu quebrar o recorde dele que foi conquistado em 2018 quando estávamos treinando juntos. Acabei não nadando em 2022 nos Jogos Sul-Americanos. Mas ele veio aqui no primeiro dia. Entrei para nadar 48 e foi uma surpresa boa porque tinha treinado para conseguir o tempo no José Finkel. Ele veio aqui, com o ouro e o tempo. Isso foi muito bom”, disse o recordista do Pinheiros.

 

RESULTADOS

Os dois primeiros dias da natação em Santa Fé foram especiais para os nadadores do Pinheiros. Aqui os resultados

Ouro – Caio Pumputis – 100m peito com recorde sul-americano (1.00.74)

Ouro – Breno Correia – 100m livre com recorde sul-americano (48s94)

Ouro – Revezamento 4x200m livre – Leonardo Santos, Breno Correia e Murilo Sartori

Ouro – Caio Pumputis – 200m peito

Prata – Leonardo Santos – 200m medley

Prata – João Gomes – 100m peito

Prata – Samuel Lopes – 50m costas

Prata – Leonardo Santos – 400m medley

Prata – ⁠Malu Pessanha – 100m costas

Prata – Samuel Lopes – 100m costas

Prata – Murilo Sartori – 200m livre

Bronze – Mercedes Salazar – 100 peito*

Mercedes Salazar – 4ª colocada no 200 peito

*Nadou pela Venezuela

Bia Bulcão, ouro no florete para o Brasil

Esgrima

Bia Bulcão conquista inédito ouro para o Brasil

A esgrimista pinheirense conquistou a inédita medalha de ouro no florete para o Brasil nos Jogos Sul-Americanos. “Aqui em Rosário eu joguei meu primeiro Sul-Americano em 2006, então eu quis dar o máximo de mim para chegar no ouro. Foi por toda a trajetória”, contou a pinheirense.

Bia conquistou a medalha dourada com 100% aproveitamento.

As outras medalhas foram conquistadas uma de ouro por equipes da ginástica artística, com Patrick Sampaio, outra de prata por equipes por Gabriella Barbosa e uma de bronze, no individual geral de Patrick Sampaio.

A outra medalha de ouro foi da esgrimista Bia Bulcão no Florete.

Patrick Sampaio e o técnico Hilton Dichelli Júnior, ouro por equipes e bronze na ginástica artística

 

Ginástica Artística

Ouro – Patrick Sampaio – equipe Brasil

Bronze – Patrick Sampaio – individual geral

Prata – Gabriella Barbosa – equipe Brasil

Imagem destacada – Caio Pumoutis, duas medalhas de ouros e um recorde dos Jogos Sul-Americanos. Foto – Satiro Sodré/COB