Como agir em caso de perda de dados

Foto de Sergey Zolkin na Unsplash 

 

Hoje se tornou uma verdadeira raridade encontrar uma pessoa que não esteja conectada à internet seguindo as redes sociais, guardando suas fotos preferidas no computador ou celular além dos trabalhos profissionais e da escola.

No entanto, muitas vezes por pura distração ou mesmo erro, você pode se dar conta que uma montanha de documentos e arquivos e registros importantes simplesmente desapareceram da memória do PC ou de um dispositivo USB. 

É claro que os trabalhos e lembranças que estão armazenados em uma máquina podem, em certo momento, serem corrompidos por problemas no software, os dados podem se perder ou até mesmo serem atacadas por um vírus. 

Esse tipo de situação muito pouco tempo atrás poderia ser desesperadora e para tentar resolver esse tipo de situação seria preciso contratar um profissional para tentar restaurar os dados, o que era caro e o resultado nem sempre positivo. 

Contudo as coisas mudaram e essa tarefa pode ser realizada em poucos minutos mesmo por uma pessoa sem experiência na área. A ferramenta capaz de resolver essa situação se chama Recoverit da Wondershare que graças a sua tecnologia avançada é capaz de fazer a recuperação de dados perdidos e em vários tipos de dispositivos de armazenamento.

A Wondershare logo se transformou em uma das mais importantes empresas mundiais de desenvolvimento de software, estando focada em várias áreas de atuação como soluções de PDF, criatividade de vídeo, gráficos e programas utilitários e diagramas atuando em mais de 150 países. 

Dentre seus programas mais conhecidos estão o programa de edição de vídeos Filmora e o recuperador de dados Recoverit.

O Recoverit é realmente a melhor saída para resolver os problemas de perda de dados sendo capaz de solucionar o problema em poucos minutos.

A quantidade de formatos que dá para recuperar impressiona, já que o Recoverit é capaz de recuperar mais de 1000 formatos diferentes, inclusive de e-mails e arquivos do pacote Office.

Para obter excelentes resultados com o Recoverit será necessário que o computador tenha alguns requisitos:

  • RAM: 2 GB mínimo (4 GB recomendado)
  • Processador de 1GHz ou mais 
  • Espaço disponível no disco rígido: 100 MB para instalação
  • Sistema operacional: Windows XP ou superior, MacOS 10.14 (Mojave) ou superior

Passo a passo sobre como recuperar arquivos apagados

O Recoverit consegue recuperar arquivos apagados Windows mesmo pós-formatação, além de dados externos, vídeos, fotos, e-mails, documentos, áudios, enfim um grande número de tipos de dados. 

Contando com uma interface intuitiva e traduzido para o português, ele pode ser operado sem qualquer dificuldade e além disso é compatível com os sistemas operacionais Windows, Mac e Linux. 

Para iniciar a recuperação de seus dados basta realizar o download do Recoverit em seu computador e iniciar o processo. Para isso, acesse o site oficial. O processo para recuperar os dados de todos os dispositivos USB inclusive pen drives é o seguinte:

Depois de ter baixado em seu computador o programa Recoverit entre na página principal, em seguida insira o seu pen drive na porta do PC e a seguir clique em “Digitalizar”.  

O programa Recoverit começará a fazer uma varredura no dispositivo à procura de arquivos desaparecidos. 

Em minutos de acordo com o número de arquivos a varredura estará feita, chegou a hora de examinar e escolher os arquivos que deverão ser recuperados, então dê um clique em “Recuperar”. 

O Recoverit foi desenvolvido exatamente para restaurar arquivos deletados e tem a capacidade de recuperar arquivos em vários tipos de sistemas, desde FAT, NTFS, HFS e os mais diversos tipos de arquivos como de e-mail, arquivos de sistema, bancos de dados, documentos, áudio, vídeo, imagens e outros.  

Todos os arquivos na recuperação dados deverão ser colocados em outro pen drive, nunca utilize o dispositivo que apresente defeito, isso poderia ocasionar a perda dos dados originais.

Quando o seu problema é a recuperação de vídeos utilize a recuperação avançada de vídeos do Recoverit. Especificamente os vídeos em Ultra HD, 4K, 8K que são salvos em fragmentos descontínuos em geral não são encontrados usando uma varredura simples, mas com a recuperação avançada do Recoverit eles serão recuperados de maneira intacta. 

Infelizmente nesse caso o recurso somente estará disponível na versão Premium do programa. O procedimento de recuperação será o seguinte:

Selecione a “Recuperação Avançada de Vídeo” e clique em “Iniciar”.

  • Escolha o local em que o arquivo está e o formato do vídeo a ser encontrado.
  • O processo de varredura será executado por duas vezes.
  • Terminado visualize o vídeo e verifique se está correto, então clique em “Recuperar” e salve. 

Dentre os dispositivos de armazenamento suportados pelo Wondershare Recoverit podemos citar:

Pen drives ou dispositivos USB

Quaisquer dispositivos de armazenamento flash portáteis conectados via porta USB que utilizem sistemas de arquivos FAT, exFAT ou NTFS.

Memórias SSD

O Recoverit recupera arquivos excluídos de módulos de memória SSD. Desde a popularização desse tipo de acessório, muitas dúvidas surgiram sobre a possibilidade de recuperar dados e como seria isso. O Wondershare Recoverit sanou essas questões.

Hard disks

Com o programa podemos recuperar dados de discos internos ou externos. Ele suporta sistemas de arquivos como NTFS, FAT, exFAT, HFS+ dentre outros.

Cartões de memória

O software recupera arquivos excluídos de cartões SD, microSD, CF e também das memórias de câmeras digitais, tablets e aparelhos celulares.

Storages

O Recoverit pode ser utilizado em storages NAS, sistemas all flash e também em várias unidades de armazenamento.

As funcionalidades do Recoverit não param por aí:

Reparação de PDF

Podemos reparar absolutamente todos os componentes de um arquivo em PDF sem alterar o arquivo original. O programa suporta as seguintes versões 1.2, 1.3, 1.4, 1.5, 1.6 e 1.7 de arquivos PDF.

Reparação de Excel

Possível corrigir erros de corrupção do Excel como conteúdo ilegível, formato irreconhecível e muito mais. Suporta o Microsoft Excel 2019, 2016, 2013, 2010, 2007 e Office 365.

Reparação de Word

Podemos reparar arquivos .docx do word corrompidos sem alterar o arquivo original.

Suporte Office 365, MS Word 2019, 2016, 2013, 2010, 2007 e versões anteriores.

Reparação de PowerPoint

É possível reparar todos os arquivos do PowerPoint desde tabelas, gráficos, cabeçalho e rodapé etc.

Compatível com arquivos PowerPoint de 2019, 2016, 2013, 2010, 2007 e Office 365.

A importância de ter o Recoverit em casa e no trabalho 

É de extrema importância ter o Recoverit instalado no PC tanto em casa como no trabalho. Ele pode resolver o problema da perda de dados rapidamente, já que as consequências dessa perda podem causar sérios prejuízos.  

Algumas medidas paralelas também devem ser tomadas para evitar esse problema volte a ocorrer:

Procedimento correto ao desligar o PC

É preciso seguir o processo natural ao desligar o computador, clicando em desligar na barra inferior do lado esquerdo da tela. Nunca desligue a máquina diretamente da tomada; isso pode simplesmente destruir o seu disco rígido. 

Atualização do software

Esteja sempre atento à atualização dos programas, principalmente do programa antivírus. Dê preferência a um programa antivírus pago que é bem mais efetivo do que um gratuito. Existem vários na internet com preços bem acessíveis. 

Desfragmentação

A desfragmentação do disco rígido é muito importante e deve ser feita regularmente para melhor performance e proteção. 

Importância de fazer um backup

Cada vez mais os computadores são fundamentais nas vidas das pessoas, concentrando todo tipo de informação. Desde acesso a bancos, compras de supermercado até fotos, vídeos e documentos pessoais.

Só que essas versões digitais (que costumeiramente chamamos de dados) podem sumir por diversas razões, como uma avaria na máquina, exclusão por acidente ou até ataques maliciosos de hackers.

Por isso a importância de um backup não pode ser subestimada. É preciso que rotineiramente seja feita uma cópia de segurança de todas as informações importantes, pastas e documentos que estão no seu computador. 

Onde esse backup ficará armazenado também é importante. O mais comum é que ele fique na nuvem, em um serviço como o iCloud ou o Google Drive. Mas é importante também fazer uma cópia offline, que fique inacessível em caso de um ataque. 

Essa cópia pode ser armazenada em um pen drive ou, melhor ainda, em um HD externo, já que estes têm mais espaço. 

O backup pode parecer trabalhoso, ainda mais em casas ou escritórios com muitas máquinas. E fazer isso de forma rotineira é cansativo. Mas no momento que surgir um imprevisto, a sensação de ter todas as informações disponíveis em outra fonte é algo que não tem preço. Ainda mais em um ambiente corporativo que esses dados podem valer muito dinheiro.

Conclusão

A perda de dados pode parecer um cenário do fim do mundo e alguns anos atrás isso até seria verdade. Porém, agora, com um programa como o Wondershare Recoverit, tudo fica mais fácil.

Como dito acima, os arquivos podem ser recuperados facilmente e nos mais diferentes formatos. Mas além de ter a solução para recuperar seus dados, siga algumas dicas para não perder informações, seja fazendo um backup, formatando seu computador, além de desfragmentar e proteger sua máquina com antivírus competentes.

Com medidas preventivas, além de um software sensacional para caso um problema surja, dificilmente você não terá uma solução para algo que antes era irremediável.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *