Crises recentes e possível recessão exigem paciência dos passageiros aéreos

Um dos problemas mais comuns encontrados pelos passageiros das empresas aéreas atualmente são os atrasos e cancelamentos de voos. O resultado disso causa tremendos aborrecimentos aos passageiros, pois acabam causando a perda das conexões programadas, as reservas dos hotéis, a perda de reuniões e outros problemas mais.

Entretanto, devemos ter calma nessa hora e não jogar simplesmente toda a culpa sobre a empresa aérea. Existem algumas situações em que ela não tem absolutamente culpa alguma, como por exemplo, situações meteorológicas imprevisíveis. 

Isso ocorre quando temos a visibilidade prejudicada por neblina, neve ou ainda rajadas fortes de vento. Muitas vezes o aeroporto de embarque está com o tempo bom, mas o de destino está fechado por neblina sem previsão de abertura. 

Contudo existem outros problemas que são imputados as companhias aéreas e nesses casos saiba que essas ocorrências podem gerar uma indenização por atraso de voo.

Segundo a resolução nº400 da ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil), os passageiros tem seus direitos que devem ser rigorosamente cumpridos pelas empresas aéreas. Em determinados casos mesmo que a empresa tenha cumprido com suas obrigações o passageiro pode ter direito a uma indenização em dinheiro. 

A plataforma AirHelp tem anos de experiência informando sobre direitos dos passageiros e prestando assessoria em caso de situações desconfortáveis como as que serão expostas abaixo. Veja as 3 situações mais comuns em que seu voo pode atrasar: 

  • Existem atrasos onde a única culpada é realmente a empresa aérea, como uma manutenção de última hora quando é preciso fazer algum tipo de reparação inesperada, ou ainda em consequência de um problema na aeronave que seja necessário substituí-la.
  • O overbooking, que nada mais é do que a venda de bilhetes maior do que a disponibilidade da aeronave que pode ocorrer por alguma falha no sistema ou ainda erro ao calcular o número de passageiros que teoricamente poderiam faltar ao embarque.
  • Falta de tripulação é uma das outras causas dos atrasos. A tripulação de uma aeronave, tanto pessoal de bordo como piloto e co-piloto, tem um número de horas de trabalho definido e isso não pode ser ultrapassado. Muitas vezes por um atraso em alguma conexão ou por fatores climatológicos a tripulação ultrapassa suas horas de trabalho e dessa maneira é obrigada a ser substituída. 

Esse aumento vertiginoso que observamos de atrasos e cancelamentos de voos é decorrente dos problemas sérios que as empresas aéreas enfrentaram durante a pandemia. Na época para que pudessem sobreviver elas foram obrigadas a cortar um grande número de funcionários, inclusive pessoal de bordo, além de devolverem várias aeronaves que estavam sob o sistema de leasing. 

Hoje a reposição desse pessoal não tem sido tão rápida e será necessária paciência para que tenhamos o sistema funcionando normalmente. 

Um dos grandes alertas para as empresas de aviação é que agora que estão começando a se estabilizar novamente e investindo em sua estrutura, temos uma notícia do Banco Mundial de que entraremos em uma grande recessão em 2023. 

Será uma recessão global que pressionará para cima a inflação e os juros causando uma desaceleração significativa nas maiores economias do mundo. Por isso viajar em 2023 pode ser um desafio e paciência sempre será uma virtude.

 

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